Espaço Sergio Britto
Unidade CAL Glória
Quando a Rússia iniciou a guerra contra a Ucrânia, pareceu-me conveniente dialogar com obras teatrais e literárias sobre outras guerras ao longo da História, como proposta teatral e acadêmica para os estudantes da turma BT39, um coletivo jovem e sedento de experiências cênicas intensas. Desde a mítica Guerra de Tróia até as mais recentes guerras na Europa, Oriente Médio, Ásia e América Latina, os fragmentos pesquisados nos apresentaram um diversificado panorama.
Não desejávamos, apesar da temática, dar destaque apenas a aspectos sombrios das guerras, mas pretendemos enxergar as pequenas vitórias pessoais, os breves momentos de alívio ou a solidariedade que pode surgir nestas ocasiões.
São muitas possibilidades de abordagem do tema: o desperdício de vidas humanas, os gastos exorbitantes da máquina de guerra, a truculência sobre os perdedores, o medo crescente que vai acuando os segmentos sociais, a covardia cometida sobre mulheres, jovens e crianças.
O dramaturgo Edward Bond disse que, em nossa época tão violenta, "seria imoral não escrever sobre violência". Neste triste panorama constante de guerras, justificadas ou não, seria talvez imoral ignorá-las.
Quero agradecer aos meus assistentes Juliana e Matheus, à turma BT39, à Faculdade CAL por mais uma parceria e a toda equipe de criação.
Marcelo Morato
Juliana Amback
Matheus Quintão
Anne Frank
Bernard Shaw
Bertolt Brecht
Erasmo de Roterdã
Eurípides
F. Goodrich
A. Hackett
Federico García Lorca
Jaroslav Hasec
Jean Anouilh
Jô Bilac
Matéi Visniec
Martin Sherman
Michel Azama
Paul Claudel
Richard Schechner
Samuel Beckett
Svetlana Alekseiévitch
Wajdi Mouawad
William Shakespeare
Wilson Reiz
Luiz Felipe Prado
Marcelo Morato
Yasmin Tozzi
Anna Terroso
Jullie Turque
Marcelo Morato
Mariana Gago
Juliana Amback
Maria Sasso
Rita Ariani
Maria Sasso
Bento Dias
Isa Quinta
Luiza Muts
Maria Sasso
Marina Britto